Pedro Antunes

A melhor viagem é sempre a próxima · The best trip is always the next

A melhor viagem é sempre a próxima
The best trip is always the next

Piodão

Piódão localiza-se na Serra do Açôr e enquadra-se na tipologia das "Aldeias Históricas". Piodão lembra um presépio pela forma harmoniosa como as suas casas estão dispostas em anfiteatro. As casas aparentam ser todas iguais, mas cada uma guarda detalhes únicos aos mais atentos.

Aldeia de Piodão
Aldeia de Piodão

A marca desta aldeia serrana de ruas estreitas e sinuosas é o xisto, material abundante na região, que é utilizado na construção das casas e no chão das ruas, formando uma mancha de cor uniforme interrompida pelo azul forte das janelas e das portas de algumas das casas. Esta nota de cor dissonante deve a sua origem a um factor prático pois conta-se que a única loja que fornecia a população só tinha tinta azul e dado o isolamento da aldeia não era fácil para as pessoas deslocarem-se a outro local.

Aldeia de Piodão
Aldeia de Piodão

A produção artesanal é muito característica nesta aldeia e corresponde a objetos de xisto, como miniaturas das casas de Piódão, cestaria, colheres e gamelas de madeira, o licor de castanha, aguardente de mel e de medronho, postais, fotos da aldeia, etc. Para além do artesanato local os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.

Artesanato local
Artesanato local

Do conjunto das pequenas casas de dois pisos destaca-se a igreja matriz dedicada a Nossa Senhora da Conceição, caiada de branco, com os seus singulares contrafortes cilíndricos, que a população erigiu no início do séc. XIX com os seus ouros e dinheiro. Acede-se ao templo por uma larga escadaria em xisto. A imagem de Nª Srª da Conceição, do séc. XVI, em calcário, está num nicho da frontaria atenta ao que se passa no largo e a dar a sua benção a quem chega.

Igreja matriz
Igreja matriz