Pedro Antunes

A melhor viagem é sempre a próxima · The best trip is always the next

A melhor viagem é sempre a próxima
The best trip is always the next

Açores

 Agosto 2021 - Viagem em família

O Arquipélago dos Açores, parte integrante de Portugal, goza de um estatuto que lhe confere autonomia política e administrativa, o que o caracteriza como Região Autónoma.

Está situado em pleno Atlântico Norte, a cerca de 1500 Km da costa ocidental do continente europeu e a, aproximadamente, 3900 Km do ponto mais próximo das costas da América do Norte.

É constituído por nove ilhas e alguns ilhéus, todos de origem vulcânica que, sob o ponto de vista geográfico e atendendo à sua proximidade relativa, estão distribuídas por três grupos: o grupo Oriental, com as ilhas de Santa Maria e São Miguel; o grupo Central, reunindo as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial e o grupo Ocidental, que engloba a ilha das Flores e Corvo.

Os Açores foram considerados um dos destinos mais seguros na Europa para fazer férias em 2020, de acordo com a organização European Best Destination.

Tudo começou por causa da pandemia e da necessidade de viajar, já que em 2020 as viagens previstas foram canceladas.
Como toda e qualquer viagem demora tempo a ser planeada, esta foi iniciada em maio de 2021 sem saber muito bem como iriam estar as coisas em agosto.
A primeira coisa foi procurar algum tipo de seguro que pudesse cobrir os custos em caso de cancelamento por causa da covid. Encontramos a IATI Seguros . Não conhecia, mas após alguma pesquisa pela Internet decidimos aderir. Embora não pagasse os custos totais, pagaria uma parte.
Com o seguro feito, foi escolher as ilhas a visitar para poder marcar os voos. Aqui as coisas complicaram-se um pouco, uma vez que, não há voos do Porto para todas as ilhas e mesmo para as que há não é todos os dias. Depois havia que combinar os voos e a ligação marítima entre as ilhas.
Mas a tarefa mais difícil foi sem dúvida escolher quais as ilhas a visitar, porque todas elas merecem ser visitadas. Como não podíamos ir a todas foi uma questão de aproveitar ao máximo os dias disponíveis com o "mínimo obrigatório" em cada ilha.
Por mim o mínimo em cada ilha seria uma semana. Sim, isso mesmo, uma semana. Como não podíamos dispor de tanto tempo optamos por 3 noites em São Miguel, 3 nas Flores (com ida ao Corvo), 2 no Faial, 2 no Pico e 2 em São Jorge e mais 1 em São Miguel. Espero um dia voltar e passar uma semana em cada ilha 😍.
Assim optamos por viajar do Porto para São Miguel de , de São Miguel para as Flores de , das Flores para o Corvo de , das Flores para o Faial de , do Faial para o Pico de , do Pico para São Jorge de , de São Jorge para São Miguel de e por último São Miguel para o Porto de .
As viagens de avião mesmo as entre ilhas foram assegurados pela SATA Azores Airlines , as de barco através da Atlânticoline , com exceção das Flores para o Corvo e vice-versa que foi através de barco semi-rigido particular.
Mesmo as viagens de barco entre ilhas foram marcadas antes do início da viagem, com exceção das Flores para o Corvo pois tudo estaria dependente da realização do teste à covid a realizar nas Flores. Afinal não foi necessário, porém já era tarde para marcar a viagem (esgotado).
No alojamento optamos por fica sempre em alojamento local atendendo ao n.º de pessoas. Foi mais ou menos pacifico, com exceção nas Flores devido à pouca oferta disponível. Conseguimos na Fazenda, cuja proprietária de origem transmontana foi de uma simpatia extraordinária.
O carro alugamos quanse sempre através da Ilha Verde Rent a Car , exceto no Pico que foi através Autatlantis Rent a Car .
Quanto ao preço praticado e respetiva caução achamos um pouco exagerado, mas quando a procura é grande e a oferta pequena. Quanto aos modelos optamos por um entre as categorias A, B e C conforme a disponibilidade.
Os Açores tens tido uma grande procura pelo que é aconselhável e recomendado que tudo seja reservado com algum tempo de antecedência.
A escolha dos Açores recaiu no facto de ser Português, ter sido eleito destino seguro e não exigir quarentena a quem apresentasse um teste negativo à covid feito com menos de 72 horas.
Cada viagem é uma viagem, e nós gostamos de o fazer de forma autónoma sem recorrer aos pacotes turísticos que muitas agências oferecem. Gostamos de ser nós a planear o nosso pacote turístico (roteiro), certos de que isso dá muito mais trabalho, obriga a uma pesquisa dos locais candidatos a visitar, a imaginar quanto tempo necessitamos para cada um deles, a criar alternativas em caso de algum imprevisto, etc., etc. Mas há lá coisa melhor, planear uma viagem faz parte da viagem.
Terminada a viagem ficou uma certeza, temos que voltar, já estamos cheios de saudades. Um obrigado ao povo açoriano.


Ilhas visitadas